Hoje, 15 de Outubro, Dia do Professor, Mestrando em Educação fala sobre como conciliar o trabalho e os estudos

Hoje, 15 de Outubro, Dia do Professor, Mestrando em Educação fala sobre como conciliar o trabalho e os estudos

 

Alt text

Com seu jeito simples, educado e observador, Valdivino ressalta que a vida acadêmica, especialmente em nível de mestrado requer dedicação.


Neste 15 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Professor, uma data que simboliza o reconhecimento dessas importâncias profissionais na formação das gerações futuras. A comemoração tem suas raízes em 1827, quando Dom Pedro I assinou o decreto que estabelecia a criação das Escolas de Primeiras Letras, representando um marco para a educação pública brasileira. Além disso, no dia 15 de outubro comemora-se o Dia da Santa Tereza D'Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, a padroeira dos professores.

 

Entre tantos educadores que hoje são homenageados, destaca-se a trajetória inspirada de Valdivino Alves de Sousa, Mestrando em Educação, que trilhou um caminho marcado pela perseverança, paixão pelo aprendizado e uma dedicação profunda à formação de novos profissionais. Valdivino Sousa, atualmente com um vasto currículo http://lattes.cnpq.br/2301086202428804  acadêmico, ele encontrou na educação uma missão de vida, transformando desafios em oportunidades e se consolidando como uma referência multifacetada no campo educacional.

 

Com seu jeito simples, educado e observador, Valdivino ressalta que a vida acadêmica, especialmente em nível de mestrado requer dedicação. “Engana-se quem acha que cursar um mestrado é simples. Existem muitas atividades, provas, seminários, leituras de artigos, lives e encontros, além de estudo em grupo. Não é fácil conciliar o trabalho com os estudos, mas a paixão pela educação me motiva a seguir em frente”, disse.



Alt text
Foto - Reprodução - Instagram 


Nascido no interior do sudoeste da Bahia, Valdivino iniciou sua trajetória escolar de forma tardiamente, aos 20 anos, quando deixou sua cidade natal para se estabelecer em São Paulo em 1989. A mudança trouxe a oportunidade de retomar os estudos que foram interrompidos. Determinado a conquistar seu espaço no mundo acadêmico, ele concluiu o ensino médio por meio do supletivo em 1996, um marco importante em sua vida.


uma trajetória marcada pela busca incessante por conhecimento, ele se destaca tanto na área de exatas quanto nas ciências humanas. Sua formação impressionante inclui cinco graduações e quatro especializações.

Agora, como mestrando em Educação, ele se debruça sobre questões mais profundas da prática docente, refletindo sobre o papel dos professores em uma sociedade em constante transformação. Em suas palavras, “ser professor vai além da sala de aula. É sobre ser um guia, um mentor, alguém que ajuda a moldar mentes críticas e capaz de enfrentar o mundo com sabedoria e ética”.

 

A história de Valdivino Alves de Sousa é um exemplo vivo de que a educação é uma ferramenta de transformação pessoal e social. Sua trajetória inspira não apenas pelo sucesso acadêmico, mas pela mensagem de que nunca é tarde para aprender e que o conhecimento é um caminho contínuo de crescimento.

 

Neste Dia do Professor, Valdivino relembra que os desafios da carreira docente são muitos, mas uma recompensa de ver o impacto positivo na vida das pessoas, pois o saber é continuo aprendemos todos os dias. Para ele, a educação é, acima de tudo, um ato de amor ao próximo e um compromisso com o futuro da humanidade.

 

Educação como missão e transformação

 

Valdivino reflete que sua jornada acadêmica é resultado de sua determinação em transformar sua própria realidade e, ao mesmo tempo, ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. “A educação me deu ferramentas para compreender o mundo e, principalmente, para melhorar a vida das pessoas ao meu redor”, afirma.

 

Sua carreira multifacetada reflete uma crença profunda na educação como um processo dinâmico e inclusivo, onde o aprendizado é a chave para enfrentar os desafios da sociedade moderna. “Sempre digo aos meus colegas que o maior presente que podemos dar a nós mesmos é o conhecimento. Ele nos liberta, nos empodera e nos faz agentes de mudança”, conclui Sousa.

 

Neste dia dedicado aos professores, histórias como a de Valdivino Alves de Sousa nos lembram da importância de valorizar esses profissionais que dedicam suas vidas a ensinar, formar e inspirar. A educação, assim como exemplificada por sua trajetória, é uma jornada que não tem fim e cuja missão vai muito além do simples ato de ensinar – ela transforma vidas e construções futuras.


Para saber mais sobre Valdivino Sousa acesse o seu site:


www.valdivinosousa.com.br