Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica vai ofertar 1.006 vagas

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) vai ofertar 1.006 vagas para todo o Brasil, em sua próxima turma, que ingressará em 2023.

 São vagas para servidores da Rede Federal e para ampla concorrência, em todo o Brasil.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) vai ofertar 1.006 vagas para todo o Brasil, em sua próxima turma, que ingressará em 2023. O edital do processo seletivo será publicado no dia 10 de outubro, e as inscrições começam no dia 17 de outubro e vão até 22 de novembro deste ano. A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), marcado para fevereiro de 2023.

A prova vai abranger as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições.

O ProfEPT é coordenado pelo Ifes e conta com mais 39 instituições associadas em todo o País. Existem vagas reservadas a servidores ativos do quadro permanente da Rede Federal e vagas abertas à ampla concorrência. O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento acadêmico.

São duas linhas de pesquisa:

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera também as questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.

Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.

Acesse o site do ProfEPT para mais informações e para acompanhar o processo seletivo: https://profept.ifes.edu.br/

Fonte: Ifes


    
 

Virou notícia publicamos aqui

Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros. 

                                     

COMPARTILHE
Postagem Anterior
Próximo Post

Textos escolhidos pra você: