Que história temos por trás do mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio?
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos, cometeu suicídio. Ele tinha um carro amarelo e no dia do seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. O tema escolhido esse é “A vida é a melhor escolha! ”
Comportamentos suicidas não fatais: quando há pensamentos, desejo de dar fim à existência e se agrava quando acompanhados de um plano suicida sobre o método de auto aniquilamento ou lesões autoprovocadas. A maior taxa de incidência dessas ações ocorre entre pessoas de 20 e 49 anos.
O comportamento suicida é universal, não conhece fronteiras e por isso afeta a todos.
Conheçam alguns fatores de risco:
- Bullying;
- Situação atual ou anterior de violência intra ou extrafamiliar;
- História de abuso sexual;
- Suicídio (s) na família;
- Uso de álcool e outras drogas;
- Populações vulneráveis a pressões sociais e discriminação? LGBTQIA+, indígenas, negros (as), moradores em situação de rua, etc.
Ao identificar fatores de risco e situações de comportamento suicida, aja com segurança e cautela. A aproximação cautelosa relaxa as defesas da pessoa! Use sempre o tempo verbal no presente, aqui e agora. Diante disso o compromisso, sensibilidade, conhecimento, preocupação com outro ser humano e a crença de que a vida é um aprendizado e que vale a pena, a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, pois deve ir além em diversos âmbitos na sociedade, para que possam colaborar com a diminuição das taxas de suicídio.
Locais para buscar ajuda:
- Serviços de Saúde CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Clinica da família, postos de saúde, etc).
- CVV: Centro de Valorização da Vida – 188
(Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias).
Fonte: SESC
LEIA TAMBÉM:
- SUICÍDIO: veja mitos sobre o assunto e entenda a necessidade de debater o tema
- SUICÍDIO DE ADOLESCENTES: saiba como pais e educadores podem trabalhar a prevenção
Virou notícia publicamos aqui
Assuntos sobre: Educação, Comportamento, entre outros.
Textos escolhidos pra você:
In the diagram above have the 1xbet ability to|you possibly can} see a representation of a 5 reel video slot machine. The participant has a winning combination of 5 star symbols; every of those star symbols is animated. Video slots don't have any shifting elements at all, actually they're all on screen and are a graphical representation of a slot machine. Because these aren't mechanical devices which means video slots could be much more inventive of their design and gameplay than their mechanical counterparts.
Reply